quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Resultados em Pequim!

Que grande final nos pesos pesados (acima de 105 kg)! De um lado, Evgeny Chigishev (pesando 124.13 kg), da Rússia. Do outro, o austríaco naturalizado alemão Matthias Steiner (145.93 kg). Na primeira prova (arranque) o russo conquistou uma boa vantagem: 210kg contra 203 de Steiner, obrigando o alemão à uma façanha histórica, realizar um arremesso de no mínimo 8 kg a mais do que o arremesso de Chigishev.

Chigishev realizou um bom arremesso (250kg). Poderia mais, mas deve ter acreditado que Steiner não seria capaz de fazer com 258 kg - lembrando que o recorde até hoje é do russo Leonid Taranenko, que em 1988 realizou um arremesso com 266 kg.

Então, mesmo com todos os problemas aos quais teve que enfrentar (perdera sua mulher em um acidente de carro ano passado), Matthias Steiner superou Chigishev, que tinha completado todas suas tentativas e estava com um somatório de 460 kg, conquistando assim, a medalha de ouro com 1 kg a mais do que o russo no somatório do arranque e do arremesso. Steiner pediu 10 kg a mais em sua segunda tentativa e conseguiu com sucesso superar outra dificuldade. Seu recorde pessoal antes dos Jogos Olímpicos de Pequim era de 250 kg.

Mesmo assim, essa marca fora inferior à das Olimpíadas de Atenas, onde o iraniano Hossein Rezazadeh realizou um arremesso com incríveis 263.5 kg.

O lituano Viktors Scerbatihs, que estava em segundo lugar, tentou o arremesso com 257kg em sua última tentativa. Ele chegou perto, mas falhou ao manter o peso sobre a cabeça e teve que se contentar com a medalha de bronze.


Vídeo de Matthias Steiner realizando o arremesso do Ouro (258kg)

Obrigado!

Rodrigo Dall'Aqua