segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Maldita máquina de movimentar corpos!

Após um longo período sem postar absolutamente nada, volto à ativa com uma “problemática” que vêm fazendo parte do meu cotidiano: o cotidiano do Ginásio Verkos, onde eu e meu sócio procuramos a “solucionática!” – como diria um famoso jogador de futebol, a quem não recordo seu nome.

Primeira pergunta que me vem à tona, ao receber um possível cliente que pergunta por esteira: por que %#$%@ motivo ele quer esteira para caminhar ou correr, se bem a sua frente encontra-se um dos melhores parques de Porto Alegre – o Parque Farroupilha (ou Redenção)?

É tão forte e distorcida a imagem que vendem sobre a atividade aeróbia, que é comum ver pessoas acreditando que, apenas com a esteira, são capazes de conseguir um corpo tão esbelto e saudável quanto à da moça na foto.
Claro, sabendo que há uma probabilidade enorme de que eu não o convença em - “apenas!” - treinar com pesos nem procuro gastar esforços ou energia (kcal) para tal. Ao fim do dia, analisando quantos desses possíveis clientes entraram para pedir informações e saíram frustrados com a “incompetência” da diretoria do Ginásio Verkos em abrir um “Centro de Levantamento de Pesos” e não pôr nem uma esteira sequer! – Absurdo! – como diria um grande profeta do século XX: “Isso é o fim da picada!” – defina o fim da picada...

Mas ao tentarmos buscar o porquê disso, observamos que a nossa cultura (cultura brasileira) em relação ao esporte não existe. São poucos que treinam e fazem do treinamento (seja qual for!) parte de sua vida. Menos ainda são os que entendem realmente de treino. Seja profissional da Educação Física ou não - há muitos profissionais que não sabem.

Mesmo assim, muitos chegam ao nosso estabelecimento com a maior autoridade exigindo uma máquina de caminhar, um aparelho para o abdômen visto na televisão (onde o praticante do mesmo, perde cerca de 10 kg por semana, e fica gigante e sarado ao mesmo tempo! – tudo isso em apenas um movimento “pantográfico”!), um voador, um cross-over para treinar igual o Jay Cutler... mesmo que possuamos umas das maiores concentrações de barras olímpicas da região sul do Brasil – provavelmente apenas a Sogipa seja capaz de nos superar. Mas, em contrapartida, possuímos mais quilos em anilhas olímpicas - se soubessem o que uma barra olímpica é capaz de fazer com seu corpo, talvez não nos questionassem...

Autoridade que falta para exigir dos políticos que cumpram suas promessas; é usada em demasia em empresários que recém estão abrindo um negócio. Mas parte disso deve-se ao fato de o pensamento “fitness” ter entrado na mente das pessoas de tal forma que, o treinamento com pesos – vulgo “musculação” começou a ser chamado de “apenas musculação!”. Como uma atividade tão complexa e distinta como essa pode ser vista como “apenas”? Essa é uma pergunta fácil de ser respondida. Isso se deve ao fato de, como ela ficou popular, tornou-se um mercado lucrativo. Mais ainda quando misturada com outras modalidades: ginástica aeróbica, treinamento aeróbio, lutas, yoga...fazendo com que o professor de ginástica também ensinasse a treinar com pesos e a lutar, mesmo que sua vocação e especialidade seja apenas a ginástica, o treinamento com pesos foi outro meio de aumentar seu lucro com aulas personalizadas.




Na verdade, a sensação de correr na esteira é só uma sensação mesmo, pois não corremos nada na esteira e sim o chão corre e só precisamos acompanhá-lo. Correr na esteira é uma ilusão de corrida, pois mesmo correndo a 14 rpm, na verdade estamos correndo muito menos do que parece.

Mais fácil ficou sua vida quando foram inventadas as máquinas, onde ele não se via mais obrigado a “perder” um longo tempo ensinando seu aluno a treinar. A máquina tem seu movimento... não precisa de professor capacitado para movimentá-la corretamente. Para justificar seu uso, inventaram que ela “isola” a musculatura, especificando mais o treino! – Mas até hoje, ainda não foi comprovada sua eficácia! Mesmo assim, chegará o dia em que a própria máquina se encarregará de treinar pelo atleta.

Exercícios como o arremesso foram completamente banidos nas "academias" do Brasil. A pergunta que fica é: Por que?

Os treinadores de todas as partes começaram a utilizar esse meio de treinamento, esquecendo por vez, das milagrosas barras olímpicas. Esquecidas e ao mesmo tempo amaldiçoadas. Inventaram que elas são maléficas. Que tais exercícios como o agachamento, o levantamento terra, o arranque, o arremesso, o “power clean”, etc. são todos prejudiciais à saúde. Sendo que, quem é mais nocivo à saúde é o próprio treinador e seu sistema mecanizado de treinamento – assistam ao filme “Tempos Modernos – Charles Chaplin” e vejam o que está acontecendo na grande maioria das “academias”, dos centros “fitness”.
Postarei em poucos dias, um artigo sobre esteiras e treinamento com pesos, vantagens e desvantagens, onde citarei os prós e contras de uma esteira; benefícios e malefícios do treinamento com pesos.

Para mais informações ou dúvidas sobre o Ginásio Verkos, comentem o artigo ou enviem um e-mail para rdallsantos@hotmail.com.

Obrigado!
Rodrigo Dall’Aqua