segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Levantamento de Peso – Por que devo praticar?

Nesse artigo, deixarei de lado minha revolta e escreverei sobre os motivos principais que recomendo a todos (jovens ou idosos; sedentários ou atletas; homens ou mulheres) a pratica de levantamento de peso. Antes de tudo, gostaria de explicar que a postagem anterior foi apenas um modo de chamar a atenção para o que está acontecendo em nossa sociedade, onde poucos possuem conhecimento e muitos opinam possuindo apenas informação – volte algumas postagens e veja o qual é a diferença entre informação e conhecimento.

Não sou - e nunca serei - contra a atividade aeróbia. Admito que não sou especialista e nem sou o mais capacitado para ministrar um treinamento de maratona, mas sei que, se um dia comprar uma esteira para o Ginásio Verkos, nela será possível um indivíduo de mais de 100 kg de massa corporal correr acima de 18 km/h. O que pretendo dizer é, que assim como qualquer outra aparelhagem que o Ginásio Verkos possua, sua futura esteira deverá ser forte e pesada!

Voltando ao artigo, agora escreverei sobre a minha especialidade: o treinamento com pesos: em especial, o levantamento de peso. Objetivo, através desse artigo, apontar e explicar as necessidades e benefícios de uma pratica regular de levantamento de peso.

Muitas pessoas, hoje, sucumbem em doenças chamadas de “doenças modernas”, como a obesidade, a hipertensão, diabetes, doenças do coração e “stress” psicológico. Essas doenças resultam, em parte, da diminuição de nossa capacidade metabólica em assimilar todas as calorias que consumimos ao longo do dia. Essa alteração no metabolismo está diretamente ligada a um declínio das atividades de muitos complexos enzimáticos, da atividade (expressão) genética, e de hormônios que regulam cada reação bioquímica em nossas células.

O último efeito do estilo de vida urbanizado é a perda da massa muscular, diminuição da força, e função inapropriada de muitos órgãos vitais. Em outras palavras, a urbanização tornou-se sinônimo de estagnação ou perda da saúde. O levantamento de peso oferece um estímulo natural para recuperar as funções e condições de nossas células, pele, órgãos e sistemas.

O treinamento de força, através do levantamento de peso, está se tornando uma prática mais confortável e fácil de ser realizada. O custo de um ingresso para uma partida de futebol, ou para um show ou uma festa, custa o suficiente para se adquirir um mês inteiro em um ginásio de treinamento com pesos. Assim, ao invés de ser posto em segundo plano – como um mero espectador – você estará realizando as atividades e exercícios, sendo possível, após a aquisição de uma condição física, a realização dos mesmos movimentos e atividades que atletas profissionais realizam, provavelmente não com a mesma eficácia e técnica.

Porém, há todo um mito em relação ao treinamento com pesos. Organizarei em forma de pergunta e respostas a fim de proporcionar ao leitor uma maior facilidade para encontrar sua dúvida.



1. O que é o levantamento de peso?
A essência do esporte de levantamento de peso é que a força muscular pode ser desenvolvida em paralelo com a flexibilidade das articulações, com a coordenação e equilíbrio de todo o corpo, com a resistência cardiovascular e pulmonar, enquanto se mantém a freqüência máxima de força em relação à massa corporal.
O levantamento de peso não é uma modalidade de força apenas. Muitos atletas fortes procuram levantamento de peso para aumentar a flexibilidade, sincronia da técnica e melhorar o balanço do corpo.
O levantamento de peso enfatiza os três maiores grupos musculares do corpo: coxas, costas e ombros. Por isso, suas modalidades (arranque e arremesso) são consideradas as que possuem maior gasto calórico no treinamento com pesos. Chegam a gastar quase 120 kcal em apenas 20 minutos de treino intenso (aproximadamente 6 a 8 séries com intervalos de 2 a 3 minutos).

Quem disse que Levantamento de peso não desenvolve flexibilidade?



2. É verdade que o treinamento com pesos (musculação) irá me deixar musculoso (a) como os (as) fisiculturistas ou lutadores?
Falso. Não é fácil conseguir um alto nível de massa muscular. Menos ainda como os fisiculturistas. Para isso, geralmente é necessário anos e anos de treino intenso e, também, o uso de recursos ergogênicos de origem farmacológica (Esteróides Androgênicos Anabólicos – EAA). Para as mulheres, então, esse recurso é obrigatório, já que elas possuem uma quantidade muito inferior aos homens de testosterona e hormônios masculinos em seu corpo.




Dificilmente a mulher conseguirá um corpo desses sem usar alguma substância ergogênica de origem farmacológica (EAA).





3. Treinamento com pesos (musculação) emagrece?
Não. Nem a corrida emagrece. O que emagrece é a alimentação. Se você consumir menos calorias do que gasta ao longo do dia, você emagrecerá. A atividade aeróbia gasta mais calorias. Mas a anaeróbia (treinamento resistido – treinamento com pesos – musculação) também gasta calorias. A contribuição dos exercícios físicos em geral para o processo de emagrecimento decorre do aumento no gasto calórico diário e do estimulo ao metabolismo, cujo nível de atividade tende à redução durante dietas hipocalóricas (baixa ingestão de calorias).
No caso dos exercícios resistidos, além desses efeitos, ocorre aumento da taxa metabólica basal devido ao aumento da massa muscular. Acredita-se que a tendência das pessoas engordarem com a idade seja em grande parte devido à redução da taxa metabólica basal decorrente da perda progressiva de massa muscular.
Numerosos estudos documentam redução do tecido adiposo estimulado pelos exercícios com pesos, nos mesmos níveis dos que ocorrem com exercícios aeróbios. Alguns trabalhos sugerem superioridade, em longo prazo, dos exercícios com pesos para o objetivo de redução da gordura corporal, em função do aumento da massa muscular.

"Você é o que você come!" - A alimentação é a base de tudo: tanto para quem deseja emagrecer quanto para quem deseja aumentar de tamanho.






4. Recomenda-se treinamento com pesos para mulheres?
Além de recomendado, deveria ser obrigatório! Pois a mulher já tem uma pequena taxa de testosterona no corpo, e com o passar dos anos, essa taxa tende a diminuir - sem falar na menopausa, onde há um completo desequilíbrio hormonal. Com isso, a força muscular diminui e, em conseqüência, aumenta a probabilidade do aparecimento de problemas ósseos (osteoporose), problemas posturais e até musculares.










5. "Nunca pratiquei nenhuma modalidade, posso praticar treinamento com pesos? E levantamento de peso?"
É permitido, sem problema algum. Logicamente, respeitando seus limites de carga e tempo de treino. Não precisa ficar treinando durante 1 ou 2 horas. Pode começar devagar. Cargas leves e treino curto. Com o passar do tempo, a técnica dos exercícios vai sendo aprimorada e as cargas irão aumentando naturalmente. Em relação ao levantamento de peso, é a mesma coisa. Primeiro aprende-se a técnica dos exercícios. Trabalha-se em cima dela tanto no arranque quanto no arremesso. Apenas após um bom tempo que começamos a treinar com carga. Como para qualquer coisa na vida, a paciência é um fator importante para se obter bons resultados com segurança.






Espero ter respondido a algumas dúvidas. Caso houver mais alguma, envie um comentário ou um e-mail para rdallsantos@hotmail.com.

Obrigado!
Rodrigo Dall’Aqua dos Santos