terça-feira, 22 de julho de 2008

Grandes atletas do levantamento de peso II


Vasily Alexeev
O atleta a ser mencionado hoje foi uma das mais carismáticas figuras da modalidade sendo considerado o mais famoso atleta na história do levantamento de peso. O gigante soviético Vasily Alexeev (1,86 m e 160 kg), bicampeão olímpico (Munique’72 e Montreal’76) de super-pesados, invicto entre 1970 e 1977, nasceu em 1942, na cidade de Moscou, República Socialista Russa, parte integrante da ex-União Soviética.


Aos 19 anos, ele trocou uma carreira promissora no voleibol pelos pesos, aproveitando melhor sua incrível força, e começou a facilmente colecionar títulos nacionais e internacionais.
Sem dúvidas, Vasily Alexeev - também traduzido como "Alexeyev" - foi (e ainda é) o atleta mais popular e conhecido do Levantamento de Peso.



Alexeev ficou sete anos invicto - entre 1970 e 1977 - em torneios internacionais, colecionando 22 títulos neste período. Entre eles, oito campeonatos mundiais, duas medalhas de ouro olímpicas e nove títulos europeus.



Dono de uma impressionante força física, Alexeev dominou o esporte com uma marca surpreendente de 80 recordes mundiais durante a carreira, sendo sete deles conseguidos em uma única noite. Este número adquire uma importância maior do que a esportiva, já que o governo soviético premiava o atleta com a soma de US$1.500 por recorde quebrado, verdadeira fortuna para os padrões socialistas.




Foi também o primeiro halterofilista a superar o mito da marca de 600 kg na prova de peso total nos 3 levantamentos – arranque, arremesso e o desenvolvimento ou “militar press”- e a dos 400 kg nos dois levantamentos (arranque e arremesso) – veja o vídeo no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=9K0Ze7-q6yk.


Alexeev foi o primeiro atleta a ultrapassar a barreira dos 400 kg na soma do aremesso e do arranque.



Com sua força incomum, o gigante russo - 1,86 m e 160 kg - alcançou a marca de 640 kg no peso total durante os Jogos Olímpicos de Munique-1972. Este recorde jamais será batido, já que a prova foi retirada do programa olímpico depois daqueles Jogos.


Entre os métodos de treino inusitados do “Urso Russo”, que comia uma omelete com 3 dúzias de ovos em seu “pequeno almoço”, podemos citar o levantamento de pesos dentro das águas do rio Don – o que provavelmente seja uma excelente técnica de treino, pois há a possibilidade de levantar mais carga do que o normal, visto que o período em que a barra se encontrar dentro da água, o peso dela será reduzido. Assim, a aplicação da real força da barra será a partir do momento que a mesma se encontrar fora do meio líquido.



Os treinadores de Alexeev - Arkady Vorobyev foi um deles - inovaram bastante nos métodos de treino para levantadores de peso.



Em Montreal (1976), Alexeev conquistou sua segunda medalha de ouro olímpica. Depois de uma séria lesão em 1978, voltou a competir nos Jogos de Moscou (1980), porém não conseguiu levantar a barra acima dos joelhos. Atualmente, de acordo com várias entrevistas em programas russos, Vasily Alexeev dedica-se a traduzir livros de Jack London para o russo, colecionar peças de cristais e conhaque da Armênia, além de ler e re-ler os livros de Lênin.


Foto recente de Vasily Alexeev.
Fugindo dos padrões soviéticos, Alexeev, após aposentadoria como atleta, não seguiu carreira de treinador.
Para mais informações, sugestões ou críticas, postem comentários ou enviem um e-mail para rdallsantos@hotmail.com.
Obrigado!
Rodrigo Dall'Aqua

Nenhum comentário: