terça-feira, 22 de junho de 2010

Empresas Gaúchas LTDA



Hoje, após um longo período de "inadimplência blogal", retorno às atividades com um tema que está me deixando à beira de um distúrbio neurótico: o "apoio" (ou falta de...) que as empresas de nosso Estado ("meu Rio Grande do Sul, céu, sol, sul...") fornecem ao Esporte (em relação ao Esporte, retira-se tudo o que for vinculado ao futebol e às modalidades já estabelecidas em nosso país, como vôlei, e também as modalidades de classe econômica mais favoráveis, como iatismo e hipismo).




É impressionante o quão tradicionalista o gaúcho há de ser em palavras e quão deixa de ser em suas atitudes.




Em se tratando de esportes, pior. As empresas gaúchas e seus respectivos diretores são meros cantores de música tradicionalista ao "apoiarem" (deixarem de...) os esportistas de nosso Estado. Fazem propagandas de "amor" e de "orgulho", de orgulho do modo de ser do gaúcho, de orgulho de suas raízes, mas quando é hora de agir, de formar gaúchos saudáveis, respeitosos e com ambições de vitórias... aí é tarefa para o GOVERNO. Pobre da Yeda e de quem quer que seja. Com os funcionários públicos que temos.... não todos, mas a maioria é um bando de políticos inescrupulosos. Principalmente os que trabalham em "prol" do esporte.




Mas faz parte da cultura de nosso Estado. Falar de mais. Agir de menos. Talvez isso não venha das raízes da cultura, e fora apenas inserido pela cultura brasileira. Mas o fato é que empresas fortes, de origem gaudéria, são as que mais "enrolam" os órgãos esportivos que buscam apoio, não dizendo "não" no momento, mas sempre protelando essa negativa resposta, dando esperanças para os inexperientes do marketing, mas trabalhadores do esporte.




Tudo isso faz com que eu perca o "orgulho" de ter nascido nesse Estado. Estado que ultimamente tem se mostrado mais brasileiro do que gaúcho. Mais brasileiro ao fato de as emissoras daqui só comentarem futebol. Prestigiarem ídolos que não fazem questão nenhuma de reconhecer suas origens - veja o Ronaldinho "Gaúcho" - Gaúcho só no nome, saiu do Grêmio de modo cínico e traidor.




Mas o que me mantêm as esperanças é que ainda existem pessoas de fora que amam esse Estado mais do que muitos daqui.




Nenhum comentário: