quinta-feira, 24 de junho de 2010

Preparação Física para Lutadores de MMA - parte II_Treino específico para aquisição de Potência

Amigos leitores, a sessão de treino teve por objetivo o trabalho de força rápida.

Para isso, foram utilizados dois meios: Arremesso em pé 1 (primeira fase do arremesso, sendo o mesmo caracterizado por apenas leve flexão dos joelhos após a puxada) com aproximadamente 90% de 1 repetição máxima do Arremesso 1 (primeira fase do arremesso utilizando o agachamento para diminuir a altura de elevação da barra) + chutes laterais.

Utilizamos também, como ferramenta de treino, músicas de Bach, Verdi, Dvorak e Tchaikovsky, para auxiliar na concentração do atleta. Método que vêm se mostrando de extrema eficácia para a assimilação de técnicas de levantamento de peso.

Primeiramente, utilizamos o agachamento frontal como ferramenta de aquecimento com carga em torno de 70 % de 1RM para aproximadamente 2 repetições - poucas séries. Após fomos para o aquecimento com a barra, realizando movimentos do levantamento de peso.

A sessão de treino caracterizou-se por ser relativamente curta (em torno de 45 minutos) com alta mobilização energética e longa pausa.

Foram 6 séries ao todo, com, em média 2 estímulos de Arremesso em Pé 1 e 10 a 20 segundos de estímulos de chutes laterais (dividos em perna direita e esquerda) que resultavam em 9 a 24 chutes laterais ao todo.

As micro-pausas de 5 a 10" ocorriam após o Arremesso em Pé 1 e na troca de pernas.

A macro-pausa, após o circuito, durou em torno de 3 a 5 minutos.

Observamos que a técnica do atleta no levantamento de peso melhorou muito, embora ele tenha cometido alguns erros, como postura de saída, na puxada e no giro de cotovelos ao fixar a barra nos ombros.

Obrigado,

Rodrigo Dall'Aqua

2 comentários:

Tiago Danda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
personall disse...

caro Rodrigo primeiramente vc esta de parabens, pois seus aritgos são muiito bons... bom eu gostaria de tirar uma duvida com vc:
gostaria de colocar artigos em meu blog como os seus... com videos e varias fotos... mais eu sou novo nisso e não sei fazer isto.. gostaria que vc me desse uma luz... tbm sou prof. de educação física...
me mande por email: jumpfit@ig.com.br
qualquer coisa me adc. no orkut.
desde já lhe agradeço muito!
Alex Paes leme